top of page

Implementação de um teste A/B estratégico que resultou em redução de 6% na taxa de cancelamento, fortalecendo a fidelização de usuários e contribuindo diretamente para o aumento da receita recorrente.

Banco_Santander_Logotipo.svg.png

E Q U I P E

CRO

C A R G O

UX/UI designer

Contexto

Na área de Capitalização do Santander, clientes concorrem mensalmente a sorteios com prêmios reais.
Porém, um estudo do Lab033 (uma consultoria de pesquisa parceira do Santander) revelou um desafio: 71% dos entrevistados desconheciam os sorteios e desconfiavam da veracidade da premiação.

Na jornada de pós-venda, não havia reforço de que os sorteios eram legítimos, o que impactava negativamente a retenção.


Dos clientes que chegavam à tela de Consulta, 25% avançavam para a tela de Detalhes — onde era possível cancelar o produto. Desses, 22% efetivamente clicavam para cancelar ou resgatar.

A hipótese do teste A/B foi: usar o viés de comprovação social para reduzir a intenção de cancelamento, reforçando a credibilidade do produto.

Proposta

A área de negócios desejava inicialmente exibir vídeos de ganhadores no componente de pós-venda.

Bitmap Copy_edited.png

Após análise de comportamento do usuário e custo de produção, identifiquei dois problemas:

  • Vídeos exigem áudio e atenção, o que nem sempre é viável em consultas rápidas pelo celular.

  • Produzir vídeos para cada ganhador demandaria alto investimento.

Propus uma solução mais ágil e escalável: cards com informações-chave (nome do ganhador, cidade e valor do prêmio), atraindo atenção de forma imediata.

Ao clicar no card, o usuário acessava um modal inspirado no formato de Stories do Instagram — com barras de progresso e navegação lateral — exibindo depoimentos curtos.


Para preservar a privacidade dos ganhadores, especialmente em prêmios de alto valor, utilizei ilustrações personalizadas no lugar de fotos ou vídeos.

01.png
02 copy.png
03 copy.png
04 copy.png
05 copy.png

Resultado

A análise mostrou que a versão sem comprovação social apresentou taxa de cancelamento 6% mais alta em relação à nova proposta.


O teste confirmou a hipótese e evidenciou que reforçar a credibilidade do produto foi decisivo para aumentar a retenção de clientes.

© 2025 Ana Moraes

bottom of page